O VIAJANTE

CHAPADA DOS VEADEIROS – GOIÁS
A Chapada dos Veadeiros é ponto mais alto do Estado de Goiás. Fica à margem do município de Alto Paraíso e da Vila de São Jorge, e está a 250 km da capital federal, Brasília. Sua paisagem é repleta de belos vales, rios, cachoeiras, cânions e montanhas, além de rica fauna.
Com diversas cachoeiras e cânions, saltos e vales, altos e baixos, a Chapada é considerada um paraíso – tanto por aventureiros praticantes de canyoning e rapel quanto por quem quer apenas relaxar e desfrutar das paisagens naturais.
A vegetação é bastante variada: são matas ciliares, campos cerrados e cerrados abertos típicos. Há também florestas de galeria, onde podem ser encontradas espécies como o pau-d’arco-roxo, a copaíba, a aroeira, a tamanqueira, o jerivá, os buritis e o babaçu, além de mais de 25 tipos de orquídeas.
A Chapada também é muito conhecida pela concentração de cristais de rocha, que afloram do solo entre a bela flora da região. Segundo os esotéricos, é daí que emana a energia especial do local.
Um dos locais mais incríveis da Chapada fica fora dos limites do parque.
É o Vale da Lua, local repleto de rochas esbranquiçadas e piscinas naturais formadas entre buracos e minigrutas. Não menos belo, mas completamente diferente, é o Jardim de Maytrea, com campos de flores, veredas e buritizais cercados por montanhas – verdadeiro deleite para olhos que apreciam a natureza.
O Parque Nacional
A região também engloba o importante Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, criado em 1961, com 65.515 hectares de área. Além da flora característica do cerrado brasileiro, o parque abriga uma longa série de espécies ameaçadas de extinção, como veado-campeiro, cervo-do-pantanal, onça-pintada, lobo-guará, ema, seriema, tapiti, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, capivara, anta, tucano-de-bico-verde, urubu-rei e urubu-preto.
O parque dispõe de um Centro de Visitantes, além de alojamento para pesquisadores. As visitas são permitidas de terça-feira a domingo, das 8h às 15h, e são feitas com o acompanhamento de guias que moram em Alto Paraíso de Goiás ou em São Jorge, contratados na própria chegada. Somente duas trilhas são abertas ao público – limitado a 450 pessoas por dia. Uma leva aos cânions 1 e 2 e à queda d’água conhecida como Cariocas. A outra, aos saltos 1 e 2 do Rio Preto. Aconselha-se que cada visitante providencie seu lanche e água para os passeios. A entrada do Parque fica no povoado de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso, passando por estrada ainda não pavimentada.
Clima
A Chapada apresenta clima tropical quente semi-úmido, com temperatura média anual de 25ºC. O período marcado pelas chuvas vai de dezembro a fevereiro - época em que o Parque fica fechado. No resto do ano, faz sempre muito calor, e a temperatura pode chegar aos 40ºC. O auge da seca acontece no mês de setembro.
Hospedagem / Restaurantes
A cidade de Alto Paraíso, a 36 km do parque, possui hotéis, pousadas simples e campings. Outra opção, também simples, é ficar em São Jorge, mais próximo ao Parque, mas com menos infra-estrutura.
Os restaurantes e lanchonetes locais servem comidas caseiras, porções e outros tipos de refeições. A comida das próprias hospedagens costuma ser muito saborosa e bem preparada.
Como chegar
Via Aérea: o aeroporto mais próximo do Parque é o de Brasília, que recebe vôos nacionais e internacionais diariamente.
Via Rodoviária: o turista que sai de Brasília deve ir pela BR-020, em direção à cidade de Formosa, no Estado do Goiás. Depois de passar Sobradinho e Planaltina, vire à esquerda no trevo e siga pela GO-118 - passando por São Gabriel, São João D`Aliança e, finalmente, Alto Paraíso. Para chegar ao Parque Nacional, o visitante deve seguir pela rodovia GO-327, por uma estrada de terra em direção a Colinas do Sul, e entrar na Vila São Jorge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário