O VIAJANTE

IBITIPOCA - MINAS GERAIS
Localizado no sudeste de Minas Gerais, o Parque Estadual de Ibitipoca recebe mais visitantes a cada ano que passa. As atrações são muitas: cachoeiras de águas geladas e alaranjadas (devido à decomposição da matéria orgânica vegetal), grutas dos mais diversos tamanhos, caminhadas repletas de bromélias e orquídeas e o mais famoso habitante do parque, o lobo-guará. Um lugar perfeito para quem quer esquecer a cidade grande e se divertir na natureza. É cobrada uma taxa de entrada para a visitação
ATRAÇÕES
O Parque, apesar de não muito grande, oferece diversas opções de caminhadas envoltas por lindas cachoeiras, cavernas e mirantes naturais. Há três eixos principais:
Circuito das Águas
Perto do camping existe a Prainha, onde é possível avistar o Rio do Salto formando várias piscinas naturais. Seguindo adiante encontra-se a Ponte de Pedra, um enorme túnel de pedra que impressiona pelo seu tamanho. Mais abaixo da Ponte de Pedra está a Cachoeira dos Macacos, a preferida de muitos aventureiros. É possível vê-la de cima e também de baixo, dependendo do fôlego do turista. O Lago dos Espelhos é um passeio mais tranqüilo que tem como destino um lago com areias brancas, lembrando em alguns momentos a praia. A cachoeira no lago dá o toque final.
Janela do Céu.
A Janela do Céu é um mirante natural, de onde desemboca uma enorme cachoeira. Para esse passeio é necessário ter um pouco mais de disposição. Dependendo do caminho escolhido já se pode aproveitar para ver outras atrações como a Gruta do Monjolinho, dos Fugitivos, dos Três Arcos e dos Moreiras. Existem duas maneiras para se chegar à Janela do Céu: pela trilha das montanhas ou seguindo o curso do rio. Para quem for pelo rio deve-se ir primeiro até a Cachoeirinha, uma das mais lindas do Parque, e de lá seguir o rio. As águas são geladas, mas o visual compensa.
Pico do Pião
Caminhada com muitas subidas. De lá, além da vista maravilhosa do Parque encontram-se as ruínas de uma igreja destruída pela ação dos raios e tempestades.
Gruta das Bromélias
Para os fãs de cavernas esse passeio é um prato cheio. A Gruta das Bromélias é a segunda maior caverna de arenito-quartzito do mundo com, aproximadamente, 3 km de galerias e salões. No Parque existem placas indicando como chegar às atrações, entretanto há bifurcações sem indicações. A presença de um guia evita caminhos errados e mais longos.
Atividades Noturnas
As longas caminhadas mandam os viajantes cedo para cama. Na lanchonete do Parque é possível encontrar a maioria dos acampantes jantando, conversando ou cantando ao som de um violão.
Turismo / Ecoturismo:
Atividades de ecoturismo: Caving, Espeleologia, Trekking

Nenhum comentário:

Postar um comentário