PIRENÓPOLIS - GOIÁS
Tombado Patrimônio Histórico Nacional em 1988, Pirenópolis mantém ainda hoje os casarões do século XVIII, igrejas e museus, todos aninhados sobre suas ruas de pedras quartzíticas e debruçados sobre o límpido Rio das Almas – muito procurado para a prática do Rafting.
Situada na região central do Estado de Goiás, entre as cidades de Goiânia e Brasília, constitui um dos destinos mais agradáveis da Região Centro-Oeste para se descansar, desfrutar da natureza, e curtir o agito noturno – sempre presente nessa pequena cidade goiana. Aos pés da Serra dos Pireneus, é agraciada por uma beleza natural exuberante, onde montanhas cobertas de cerrado exibem inúmeras cachoeiras em locais de grande encanto.
A melhor época para visitar Pirenópolis é da segunda metade de abril à primeira metade de junho. Nesse período, a seca ainda não começou, e os dias de céu bem azul são muito comuns. Durante agosto e setembro acontece o auge da seca na região, e as chuvas começam a cair logo no início de outubro.
ClimaO clima da região é o semi-úmido. E a temperatura média anual fica na casa dos 21ºC – com máxima média anual de 27ºC e mínima de 18ºC.
Eventos
Festa do Divino Espírito Santo e Cavalhadas
A Festa do Divino Espírito Santo é, sem sombra de dúvida, a maior manifestação popular de Pirenópolis. Essa intensa festa mesclas variadas manifestações religiosas e profanas, de diversas origens e significados. Uma profusão de folclores tão rica que contagia tanto o leigo como o erudito, o profano e o religioso, servindo a todos em todas as suas formas e línguas. Assim é o Divino Espírito Santo. A Cavalhada, teatro ao ar livre que representa a luta medieval entre cristãos e mouros montados a cavalo, é o ponto alto da festa, que começa 45 dias depois do Domingo de Páscoa e atrai quase 15 mil pessoas à cidade. A escolha do Imperador do Divino abre os 12 dias do evento, trazido em 1819 por jesuítas portugueses. Em seguida, vêm a procissão, a coroação, a roqueira (tiros dados por canhões de roca) e a queima de fogos. Outra curiosidade da festa são os mascarados, pessoas que se fantasiam com cabeças de boi ou de onça – a pé ou a cavalo, saem pelas ruas gritando e assustando de forma divertida os participantes do evento.
Como chegar
Via Rodoviária: Saindo de Goiânia, siga pela GO-060, depois pela BR-153, são 107 km. Se a origem for Brasília, o acesso é feito pela BR-070 até Corumbá de Goiás, e 20 km depois chega-se à cidade.
DistânciasCorumbá de Goiás: 20 km
Anápolis: 71 km
Goiânia: 123 km
Brasília: 137 km
Atrações
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Igreja de Nossa Senhora do Carmo
Casa de Câmara e Cadeia
Teatro de Pirenópolis
Cine Pireneus
Ponte sobre o Rio das Almas
Museu das Cavalhadas
Ruas e Casarões Coloniais
Cachoeira da Usina Velha
Cachoeira da Meia Lua
Cachoeira do Bonsucesso
Cachoeira do Abade
Cachoeira Nossa Senhora do Rosário
Cachoeira dos Dragões
Parque Estadual da Serra dos Pireneus
Reserva Ecológica Vargem Grande
Picos dos Pireneus
Morro Cabeludo
Pocinhos do Sonrisal
Fazenda Babilônia
Fazenda Vagafogo
Esportes
Caminhada
Rafting
Nenhum comentário:
Postar um comentário