O VIAJANTE

CÂNION DO XINGÓ - SERGIPE
Paisagens, formações rochosas, água cristalina, trilhas ecológicas, Parque Temático da Caatinga, vegetação exuberante e fauna diversificada: isso é Xingó, localizado no município de Canindé do São Francisco – às margens do extenso e famoso rio de mesmo nome.
Navegar por entre as rochas dessa gigantesca muralha encravada no meio do Alto Sertão de Sergipe é algo inesquecível. São vales grandiosos, formando um cânion de 50 m de altura, circundando um lago que, em alguns pontos, atinge até 190 m de profundidade. Ninhais de garças e ilhas fluviais completam o espetáculo.
As rochas guardam vestígios dos primeiros habitantes da região, que ali viveram há mais de oito mil anos. Há também marcas das andanças do bando de foras-da-lei de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, em tempos menos distantes. A trilha de Angico, no município de Poço Redondo, leva à gruta do mesmo nome, local onde morreram Lampião, Maria Bonita e mais nove companheiros.
Localizado no município de Canindé do São Francisco, a 213km de Aracaju, capital do Estado de Sergipe, o Cânion do Xingó é uma das mais famosas formações rochosas da região, que segue embelezando a paisagem do árido sertão nordestino.
Ali, faz calor o ano todo, mas o vento forte que sopra de dezembro a janeiro torna a temperatura bastante agradável. Já entre os meses de maio e agosto, chove com muita freqüência.
Clima
A temperatura média anual da região fica em torno de 27ºC – com máximas de 33ºC e mínimas de 24ºC. As chuvas são recorrentes entre os meses de maio e agosto. Faz muito sol e calor durante todo o resto do
ano.
Como chegar
Via Rodoviária: siga a BR-101, no sentido Aracaju-Maceió, e continue seguindo via
SE-206 ou pela BR-235, para Itabaiana, seguindo pelas rodovias SE-106 e SE-206.
Atrações
Passeio pelo Cânion do Xingó.
Passeio de catamarã
Gruta do Talhado
Museu de Arqueologia de Xingó
Hidrelétrica de Xingó
Sítio Arqueológico Mundo Novo
Município de Piranhas.
Museu do Sertão
Grota do Angico

Nenhum comentário:

Postar um comentário