O VIAJANTE

PARATI - RIO DE JANEIRO
Tombada pelo Patrimônio Histórico em 1958, Parati conserva ainda hoje um dos mais harmoniosos conjuntos arquitetônicos do País. O casario colonial mantém as características da fundação da cidade, no século XVI. E suas ruas – calçadas em pedra –, chamam a atenção dos quem vêm de fora: a maioria delas tem dois nomes, um oficial e outro popular. As principais atrações ficam por conta do Centro Histórico - abrange praticamente toda a cidade - que oferece diversos locais abertos à visitação como a antiga cadeia, um forte, museus, casas de artesanato e igrejas.
Parati foi um importante centro comercial no período colonial. Durante o século XVIII, seu porto era utilizado para embarcar para o Estado do Rio de Janeiro o ouro trazido do Estado de Minas Gerais pelo antigo Caminho do Ouro. No século seguinte, serviu para exportar o café produzido no Vale do Paraíba, localizado nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Com a implantação da ferrovia entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no final do século XIX, o porto perdeu importância e a cidade passou por um período de esquecimento. Somente com a abertura de novas estradas, na década de 1970, a beleza de Parati foi redescoberta, tornando-se ponto turístico de fama internacional, oferecendo aos visitantes boas pousadas e excelentes restaurantes.
Localizada em uma baía com mar azul e límpido, Parati tem também numerosas praias - algumas ainda sem urbanização e com vilas de pescadores. Para os mais aventureiros, há passeios de barco e ótimos locais para mergulho nas ilhas vizinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário