O VIAJANTE

COSTA DOURADA - ALAGOAS
A seqüência de praias do norte de alagoas é tão bela que foi apelidada de Costa Dourada ou, para outros, de Costa dos Corais por causa da imensa barreira de recifes que se estende pelo litoral e cria as águas calmas da região. Oficialmente, a rota vai da capital Maceió a Recife (PE), em um percurso de 300 km. Mas não é preciso rodar tanto. O caminho até Maragogi já vale a escolha como um dos trajetos mais bonitos do Brasil.
Seguindo da capital alagoana pela AL-101, programe paradas em Paripueira, que tem piscinas naturais a cinco minutos de barco da praia, e em Barra de Santo Antônio, alcançada depois de uma travessia de balsa do Rio Santo Antônio e de um trajeto em estrada de terra. É lá que estão as duas praias menos conhecidas do litoral norte alagoano: Ilha da Croa (na verdade, uma península), de onde partem jangadinhas que levam a um banco de areia, e Carro Quebrado, praia deserta onde o que rouba a atenção são as falésias coloridas na orla. A vizinha é a Praia do Morro, ainda mais tranqüila, sem o acesso a carros.
De volta à rodovia, a AL-101 faz uma curva para o interior à altura de Barra de Santo Antônio e só reencontra a beira-mar em Barra do Camaragibe, onde recomeça o espetáculo. De lá até Japaratinga, a 40 km, é o trecho conhecido como Rota Ecológica. Reserve um tempo para explorar os vilarejos que cercam a estrada como São Miguel dos Milagres, Porto da Rua e Porto de Pedras – e também para comer uma boa peixada por ali e curtir a seqüência de praias escondidas por trás do coqueiral que margeia a pista, transformando-na em uma alameda arborizada. Apesar de simples, os povoados têm se especializado em pousadas de charme que são uma ótima pedida para descansar antes de continuar o caminho.
Em Porto de Pedras, a AL-101 é interrompida pelo Rio Manguaba. Um barqueiro leva o visitante à outra margem, onde está o vilarejo de Japaratinga, que abriga cinco praias semivirgens:
Bitingui, Barreiras do Boqueirão, Boqueirão e Pontal, o ponto em que o mar encontra o Rio Manguaba.
De Japaratinga, são apenas 10 km até Maragogi, famosa pelas piscinas naturais, chamadas por lá de galés. Depois de percorrer 6 km de jangada desde a costa, o mar fica ra­si­nho de novo, com água batendo na cin­tura. Em alto-mar, dá para caminhar e mergulhar com snorkel entre as centenas de pei­xes e ainda beber uma batida em alto-mar vendida pelas jangadas-bar.
Em Maragogi, há ainda passeios de bugue para o lado sul ou norte – o preferível por ser onde as águas ganham tons azul-esme­ralda, como se fosse mar caribenho. Mas até lá, quem percorreu a Costa Dourada já terá sido suficientemente recompensado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário