O VIAJANTE

DELTA DAS AMÉRICAS - MARANHÃO
Visitar o Delta das Américas, formado pelo rio Parnaíba e afluentes no seu caminho em direção ao oceano, é uma experiência inesquecível. O lugar é um verdadeiro santuário ecológico, com dunas, manguezais, rios e dezenas de ilhas e ilhotas, algumas habitadas por pescadores. A viagem começa em Carnaubeiras, a 25 km de Araioses. Dali segue-se de barco pelas águas do Parnaíba, em trechos de rios que sugerem labirintosDurante o passeio, é possível observar com tranqüilidade um pouco da fauna e da flora da região. No caminho algumas paradas são obrigatórias. Existem locais de dunas, lagoas e palmeiras que se confundem com oásis. Banhos de mar e lagoas são imperdíveis, a rica biodiversidade é excelente opção para amantes do ecoturismo.
Localizado a nordeste do Estado, na divisa com o Piauí. Envolve a região sob influência do Delta do Rio Parnaíba, que tem setenta por cento da sua área no Maranhão. Tutóia, Paulino Neves e Araioses são os principais municípios. Deste último partem excursões turísticas para o Delta.
Em Araioses pode - se visitar as Praias do Farol, do Caju, dos Guarás e dos Poldros. As Ilhas do Caju, dos Poldros, do Carrapato, Carnaubeiras e Canárias. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do século XIX e o Cemitério indígena Arayos, no povoado de Aldeia, a 20 quilômetros da sede, além do artesanato de palha de carnaúba (chapéus, tapetes, abanos), madeira, cerâmica, ferro e tecido.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário